Zumbido: O que é importante você saber ?

 O zumbido é um sintoma que afeta boa parte da população. Ele piora significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas, diminuindo a concentração, sono, equilíbrio emocional e vida social (1) seus malefícios se refletem diretamente na qualidade de vida.

Por se tratar de um sintoma se faz necessário investigar as causas do zumbido para isso uma equipe multifatorial poderá ser solicitada para diagnosticar a origem do mesmo, como: otorrinolaringologista; neurologista; psiquiatra; ortodontista dentre outros profissionais.

Ao mesmo tempo que devemos investigar a causa, podemos realizar intervenções terapêuticas para amenizar o desconforto. Pesquisas apontam que “o aconselhamento com fonoaudiólogo e a terapia sonora com os aparelhos auditivos eficazes na redução do incômodo gerado pelo zumbido. Vale ressaltar que em pacientes com alterações psiquiátricas o tratamento do zumbido é iniciado apenas após o controle da doença de base diagnosticada pelo psiquiatra” (2).

O tratamento baseia-se na habituação que visa eliminar a percepção do zumbido: que é a capacidade do cérebro de ignorar estímulos neutros, sem significado. No caso dos Aparelhos Auditivos o gerador de som permite que o cérebro seja condicionado a prestar atenção no estimulo sonoro oferecido pelo aparelho auditivo e não no zumbido.

Pesquisa recente feita no Brasil comprovou a eficácia do tratamento associado ao aconselhamento, terapia sonora e a reabilitação auditiva, com a melhora do zumbido em 82% dos pacientes que usaram Aparelho de Amplificação Sonora Individual, com molde aberto e ou com ventilação de alívio. (3)

Na prática clínica, foi observado que os pacientes com indicação de aparelho auditivo combinado com o gerador de som obtém melhora do zumbido durante a adaptação da prótese, em alguns casos fazem a opção do aparelho sem o gerador de som pois o próprio aparelho auditivo funciona como um mascarador (3), quando o zumbido estar diretamente relacionado a perda auditiva.

É fundamental durante a adaptação do AASI o aconselhamento e a orientação em relação ao zumbido, com o objetivo de informar ao paciente o motivo da opção do uso do gerador de som ou não. Uma boa investigação clínica, aconselhamento Fonoaudiólogico , terapia sonora com o uso de Aparelho Auditivo Individual e reabilitação auditiva fazem parte do sucesso terapêutico.

 

Luana Araujo – Fonoaudióloga – CRF 10979/SE

 

1 Lisiane HoldeferI; Carlos Augusto C. P. de OliveiraII; Alessandra Ramos VenosaIII Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) vol.76 no.1 São Paulo Jan./Feb. 2010

 

2 Tanit Gaiiz Sancbez*, Maria Eíisabete Bovino Pedalini**, Ricardo Ferreira Bento***.

2002 Aplicação da Terapia de Retreinamento do Zumbido (TRT) em Hospital Público

3 Tinnitus and sound intolerance: evidence and experience of a Brazilian group Braz J Otorhinolaryngol. 2018;84(2):135—149

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *