Você tem ideia de qual aparelho auditivo deve ser indicado para você?

Existem  diferentes de aparelhos auditivos, com tamanhos, cores e adaptações distintas. A tecnologia evoluiu tanto, que podemos ter aparelhos auditivos em vários formatos, cores e até mesmo, com diferentes tecnologias. Todos eles, podem ser indicados para as mais diversas perdas auditivas e necessidades auditivas do paciente. Estes são indicados de acordo com o estilo de vida, às necessidades que tem no dia – a dia e até mesmo necessidades econômicas e claro, de acordo com o exame de audiometria que indica as frequências onde há a parda auditiva.

A gama de aparelhos auditivos é enorme, desde aparelhos auditivos quase invisíveis que ficam escondidos no canal auditivo, como os microcanais (CIC), até os quase invisíveis, retroauriculares, que ficam escondidos atrás da orelha, ligado ao canal auditivo através de um fio condutor de áudio, estes são os RIC ‘s com receptor no canal.

Assim, que o paciente entra no consultório de fonoaudiologia, o fonoaudiólogo fará o que chamamos de anamnese. Nesse exame inicial, ela irá investigar um pouco sobre o seu estilo de vida, o que gosta de fazer. Se pratica esportes ou não, se gosta de ouvir música ou não, se vai a igreja ou não, se tem boas habilidades motoras que ajudam no manuseio de um aparelho auditivo menor ou se tem facilidade ou não com tecnologia. Enfim, ela fará uma investigação minuciosa sobre o seu perfil.

Após essa investigação e munida do exame de audiometria do paciente em mãos ela apresentará 2 ou 3 aparelhos auditivos diferentes, com valores, tamanhos e tecnologias diferentes, mas que se encaixam a perda auditiva do paciente e às necessidades que ele tem em seu dia-a-dia. A partir daí, ela fará o teste dos aparelhos, ajustando-o às frequências necessárias a sua perda auditiva, de acordo com o exame de audiometria do paciente a fim de ver se ele se sente confortável ou não com a audibilidade e a tecnologia do novo aparelho auditivo. Esse teste é feito nos mais diversos ambientes da loja, em lugares mais fechados, com e sem ar condicionado, na recepção com televisão e até mesmo do lado de fora da loja, para que o paciente tenha ideia da audibilidade em ambiente aberto.

É sempre importante ressaltar que no Brasil, é proibida a venda de aparelhos auditivos via internet pois, os aparelhos auditivos devem ser ajustados às frequências da perda auditiva do paciente e existe todo um protocolo para que o mesmo seja indicado, segundo o concelho de fonoaudiologia e a própria Anvisa. Além disso, é importante ressaltar que os produtos vendidos on-line, não são aparelhos auditivos e sim, aparelhos de amplificação sonora, que podem prejudicar ainda mais a audição da pessoa que já possui algum tipo de perda auditiva.
Lembre-se, lojas multimarcas, te dão acesso a maior variedade de aparelhos auditivos e de valores pois representam marcas variadas de aparelhos auditivos.

Em nosso centro auditivo, caso não tenho um exame de audiometria recente e queira fazer um teste para aquisição de aparelhos auditivos, nós realizamos o exame na hora e de graça. Estamos munidos de profissionais capacitados para melhor atender nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?