O treinamento auditivo desenvolve ou reabilita as habilidades.

Saiba mais sobre a importância da reabilitação auditiva e os benefícios que ela pode trazer aos usuários de Aparelhos Auditivos.

   O processo de Reabilitação Audiológica de um indivíduo com perda auditiva, consiste na seleção e na adaptação de Aparelhos de Amplificação Sonora, bem como na adoção de estratégias terapêuticas complementares, quando observa-se uma persistência referente a dificuldade na comunicação. O treinamento Auditivo é um exemplo de estratégia utilizada nesses casos.

O treinamento Aditivo é um conjunto de atividades afim de desenvolver ou reabilitar as habilidades que estejam alteradas no individuo e que são necessárias para que possamos compreender a fala e os sons. O treinamento é feito com material sonoro e tarefas  incluem estímulos verbais e acústicos, envolvem atenção e memória, bem como descriminar sons com frequências e intensidades diferentes, atividades que envolvem figura fundo, ou seja, identificação da fala em meio a ruído de fundo, com o objetivo de auxiliar no processo de readaptação dos sons e compreensão dos diálogos.

Um dos fundamentos do Treinamento Auditivo é a plasticidade do Sistema Nervoso Central, que são mudanças na morfologia e no desempenho auditivo. A neuro – plasticidade pode ser desenvolvida por meio de tarefas propostas num treinamento de habilidades de processamento auditivo, por exemplo. Evidencias sugerem que é possível modificar o sistema auditivo central de idosos, permitindo que os mesmos possam vivenciar sons de maneiras significantes, tornando o indivíduo mais ativo e hábil.¹

Estudos apontam que o treinamento Auditivo, em suas diferentes concepções, sendo formal, informal, com estratégias de comunicação, com estímulos musicais, beneficia os usuários de aparelhos auditivos, com importantes ganhos na percepção auditiva, principalmente quando envolve tarefas com demanda cognitiva, sendo assim um importante aliado no processo de Reabilitação Auditiva.² ³

Com isso é de fundamental importância a realização do Treinamento Auditivo nos usuários de Aparelhos Auditivos de Amplificação Sonora, visto que, potencializa as suas habilidades auditivas bem como promove uma melhora o aprimoramento das respostas auditivas.

 

 

Fgª Ivna Liziane de Oliveira
CRFa4-11523

 

 

Referencias Bibliográficas:

¹MAGALE, R. L;IÓRIO, M. C. M; SCHOCHAT, E. Treinamento auditivo: avaliação do benefício em idosos usuários de próteses auditivas. Pró-fono Revista de Atualização Científica, 2010 Abr-jun; 22(2):101-6.

²TEIXEIRA, T. S; COSTA-FERREIRA, M. I. D Treinamento Auditivo computadorizado em idosos protetizados pelos Sistema Único de Saúde. Audiol Commun Res. 2018;23:e1986.

³BEIBER, LO; PEDROSO, F; COSTA-FERREIRA, M. I. D. Benefícios do treinamento auditivo em usuários de aparelhos de amplificação sonora individual – Revisão Sistemática. Rev. CEFAC. 2015 Jul-Ago; 17(4):1327-1332

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *